PONTOS




Para as iniciantes é sempre mais fácil seguir os gráficos das receitas, e para isso deve-se conhecer os pontos do crochê, porém, depois de um pouco de prática você já passa a reconhecer os pontos nas peças prontas e fica fácil reproduzir, e ainda mais, criar seus próprios pontos e peças.


TENSÃO DO PONTO DO CROCHÊ

A tensão do ponto deve ser conferida cuidadosamente, pois somente a tensão correta fará com que a peça saia do tamanho correto. Em algumas receitas aparece o título "tensão", que é usada para indicar o número de pontos e carreiras feitos de uma medida fornecida. Alguns gráficos e receitas ja apresentam a quantidade de pontos e o tamanho da peça, sempre confira durante o trabalho, para não ter surpresas depois de terminado.


 NÓ CORREDIÇO

Para iniciar o crochê você precisa de um nó corrediço na agulha. O fio é utilizado direto do novelo.
Observe a figura 1: Cruze a ponta do fio fazendo uma laçada, com o fio do novelo por cima, introduza a agulha e apanhe a parte comprida do fio. Puxe o fio através da alça para formar uma laçada, conforme figura 2.

Você pode ver em vídeo no site:


CORRENTINHA (corr)      -

O primeiro ponto em qualquer modelo de crochê é a correntinha. Com a agulha, como na figura 1, passe a agulha por baixo do fio, pelo lado esquerdo, apanhe o fio e puxe-o através da laçada na agulha, formando assim uma correntinha, como mostra a figura 2. Continue a passar a agulha por baixo do fio, apanhe o fio e puxe-o através da laçada na agulha para fazer outras correntinhas como na figura 3, e assim por diante seguindo a receita ou gráfico.

Você pode ver em vídeo no site:



PONTO BAIXO (pb)   -   

O ponto baixo produz um trabalho compacto, da um aspecto sólido e também uma boa base para elaborar pontos abertos. Para iniciar a carreira seguindo de ponto baixo, você necessita introduzir a agulha na 2º correntinha a contar da agulha, assegurando-se de que a apanha 2 laçadas na agulha, com o fio por cima da agulha, como pode ver na figura 1. Puxe o fio através da laçada, vendo agora duas laçadas na agulha, como mostra a figura 2, com o fio ao redor da agulha. Puxe o fio para trás através das duas laçadas na agulha, figura 3, você ve agora somente uma laçada, figura 4.

Você pode ver em vídeo no site:


PONTO ALTO (pa)  - 

O ponto alto é um dos mais versáteis e utéis dos pontos do crochê, eles ajudam a formar rapidamente um desenho e podem ser feitos em uma variedade de formações de ponto. Por causa de sua altura são necessárias três correntinhas no começo de uma carreira para alcanças com a agulha a posição correta para fazer o ponto seguinte. O primeiro ponto é feito na 4ª. correntinha a contar da agulha. Laçar o fio ao redor da agulha e introduzir a agulha por baixo da 2ª. laçada de correntinha, veja na figura 1. Lace novamente e puxe para trás através das alças, você verá três alças na agulha, figura 2. Puxe a agulha para trás através das primeiras duas alças que estão na agulha, sobram duas alças laças, como na figura 3. Puxe a agulha através de ambas as alças, completando assim o primeiro ponto alto, figura 4. O seguinte é executado na correntinha seguinte, repetindos os passos da figura 1 a 4.

Você pode ver em vídeo no site:


MEIO PONTO ALTO (mpa)  - 

O meio ponto alto é um ponto mais ato do que p ponto baixo e tem um aparência mais texturizada. Devido a sua altura, são necessárias duas correntinhas no inicio de uma carreira para a agulha ficar na posição correta para fazer o ponto seguinte. Com o fio ao redor da agulha, introduza a agulha na 3ª. correntinha a contar da agulha, por baixo das duas alças, como na figura 1. Lace e puxe através da correntinha, você terá três alças na agulha, como a figura 2. Puxe a agulha através de todas as três laçadas na agulha, formando assim o primeiro meio ponto alto, mostrado na figura 3. O ponto seguinte e os pontos subsequentes são trabalhados como segue os passos das figuras de 1 a 3, representado na figura 4.

Você pode ver em vídeo no site:





PONTO BAIXÍSSIMO (pbx)  - 

Introduzir a agulha no ponto a esquerda da agulha, como mostra a figura 1. Apanhe o fio e  puxe-o através do ponto e da alça na agulha, como a figura 2.

Você pode ver em vídeo no site: